Encerramento Projeto Rede DEL Turismo 2019

 

O município de Rolante encerrou na semana passada o projeto Rede DEL Turismo, parceria entre os Centros de Formação Profissional da Economia Bávara (BFZ) da Alemanha e o Brasil através da FACISC (SC), FEDRASUL (RS) e SENAC (RN).

 

Participaram do projeto seis cidades de três estados brasileiros: Rolante e Canguçu (Rio Grande do Sul), Schroeder e Rio Negrinho (Santa Catarina), São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (Rio Grande do Norte).

 

 

 

Consultorias:

 

 Com foco no desenvolvimento do turismo sustentável, foi contratada consultoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para atender seis empreendimentos do município, tendo como foco a criação de um novo produto turístico em cada local. A consultoria foi conduzida pelo professor e turismólogo Dr. Michel Bregolin, coordenador do curso de bacharelado em turismo da UCS, que realizou ainda palestras sobre Turismo e Sustentabilidade nas comunidades de Alto Mascarada e Boa Esperança.

 

Outra iniciativa desse projeto foi a consultoria para criação da primeira cooperativa de energias renováveis do Rio Grande do Sul, a CoopEnergy. Orientados pela consultora alemã Katharina Habersbrunner, Vice-Presidente da Cooperativa de Energia Beng na Alemanha, o município encaminhou o projeto piloto que será implantado no mês de março de 2020.

 

 

 

Intercâmbios:

 

 Nos dias 09 e 10 de dezembro, foram realizadas duas atividades pela Rede DEL Turismo: a capacitação da Câmara Técnica e Conselho Municipal de Turismo e oficinas gastronômicas. O primeiro aconteceu na ACISA e teve como objetivo preparar os conselheiros para exercer sua função com êxito e foi coordenado pelo turismólogo Dr. Marcelo Chiarelli Milito, do Senac RN.

 

Já as oficinas gastronômicas tiveram dois temas principais: café da manhã para meios de hospedagem e pratos rápidos e contou com cerca de 20 participantes do município, sob a coordenação do Chef Paulo Arsand, também do Senac RN. As atividades foram realizadas no Happy Bowling Bar e Krupp Haus.

 

 

Articuladores do DEL Rolante também levaram exemplos dos projetos desenvolvidos no município para as outras cidades participantes, fortalecendo os vínculos e o turismo local.

 

           Apoiadores: Pousada Colonial, Happy Bowling Bar, Krupp Haus, Acisa, Moinho Sohne, Casa da Colônia, Ascur, Caminho das Pipas.

          Fotos: Divulgação e Joel Porto - Prefeitura Municipal de Rolante
































Compartilhar