Diálogo “Turismo e Sustentabilidade” leva esclarecimento a comunidade da Mascarada sobre o futuro do turismo na região

 

Na noite da segunda-feira (18/11), o salão São Vendelino da comunidade da Mascarada foi palco do diálogo sobre Turismo e Sustentabilidade promovido pelo projeto DEL Turismo e Prefeitura Municipal.

O encontro integra uma série de ações desenvolvidas pelo Programa DEL, através do projeto Rede DEL Turismo, em parceria com o Centro de Formação Profissional da Economia Bávara (BFZ) e Ministério Federal para o Desenvolvimento e a Cooperação da Alemanha (BMZ). 

De acordo com o Departamento de Turismo de Rolante, a comunidade da Mascarada é um dos locais mais impactados pelo turismo no município e o diálogo é o momento de ouvir a comunidade acerca das percepções - positivas ou negativas - sobre turismo e de apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável da atividade. 

A palestra foi conduzida pelo coordenador do curso de bacharelado em turismo da Universidade de Caxias do Sul, Michel Bregolin, que demonstrou  de maneira bem objetiva aos participantes, a relação entre turismo, crescimento e desenvolvimento, trazendo vários exemplos de municípios onde o crescimento desordenado da atividade turística acarretou problemas como falta de água e luz, depredação de atrativos, dentre outros.

Além da palestra, Bregolin está prestando consultoria em seis empreendimentos do município e deve apresentar na próxima semana propostas de novas experiências turísticas para cada um deles.

A comunidade participou ativamente do diálogo e comentou sobre alguns problemas que o fluxo turístico tem trazido a região, tais como falta de estrutura de banheiros, algumas invasões de propriedades, focos de depredação das trilhas e paredes da Cascata das Andorinhas, e, em dias de maior visitação, trânsito intenso que acaba causando poeira. 

O Prefeito Régis Zimmer esteve presente e falou sobre a importância de levar conhecimento a comunidade, contribuindo assim, para que a sustentabilidade seja uma realidade no futuro do turismo na cidade e, para isso, já estão sendo estudadas formas para dar encaminhamento às necessidades da comunidade local. 

A Turismóloga e Coordenadora de Turismo Diuly Mähler agradeceu a comunidade pela participação e espera em breve promover outros diálogos para direcionar melhorias e melhor entendimento quanto às formas de se realizar um turismo sustentável para todos. 

Rede DEL Turismo: o projeto é uma adaptação do Programa DEL voltada especificamente para os desafios do Desenvolvimento do Turismo Sustentável e está sendo desenvolvido em três estados e seis municípios: Rio Grande do Norte está nos municípios de São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul; no Rio Grande do Sul, nos municípios de Rolante e Canguçu e em Santa Catarina nos municípios de Rio Negrinho e Schroeder. 

      Nos dias 09 e 10 de dezembro, acontecerão duas capacitações pelo Del Turismo: um voltado ao Conselho Municipal de Turismo e outro para a área da gastronomia. O primeiro trata-se de curso é destinado a membros de Conselhos Municipais de Turismo que buscam uma preparação adequada para exercer seu cargo de conselheiro com êxito. O segundo abordará os temas "café da manhã para meios de hospedagem" e "pratos rápidos". As inscrições para ambos podem ser feitas no Departamento de Turismo - (51) 3547-188 Ramal 2017 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fotos: Joel Porto - Prefeitura Municipal de Rolante






























Compartilhar