Rolante realiza Feiras de Saúde nos bairros em parceria com as escolas

A Secretaria de Saúde de Rolante deu início, neste ano, a um trabalho de prevenção, através de uma parceria com escolas municipais, realizando Feiras de Saúde.
A ideia surgiu em 2017, com a enfermeira Marcia Koning, que na época coordenava a Estratégia de Saúde da Família Imocasa (ESF), e realizou uma feira na escola Santo Antonio. Em 2018, a coordenadora da ESF, enfermeira Glécia Linden, que em 2018 coordenava a ESF da localidade de Alto Rolantinho, realizou o segundo evento na Escola Santa Terezinha e conseguiu envolver toda a comunidade local, obtendo excelentes resultados.
Neste ano, a coordenação de saúde, juntamente com a Secretaria de Educação e Esportes resolveu expandir o trabalho para outras localidades, contando, sempre, com a parceria das escolas e do envolvimento dos profissionais das equipes da Saúde, e a ideia foi abraçada por todos.
O objetivo das Feiras de Saúde é envolver professores, alunos e seus familiares que, durante o evento vão poder, além de prestigiar os trabalhos, se beneficiar de uma série de serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais da equipe de ESF local e de entidades parceiras, como verificação de pressão arterial; exame de HGT para verificar a glicemia; coleta de pré-câncer, solicitação de mamografia e palpação das mamas, além de testes rápidos e avaliação da visão feita pela equipe do Lions, entre outros serviços.
“Através das feiras os alunos aprendem sobre diversos assuntos no momento que começam a pesquisar para preparar as apresentações e depois tornam-se agentes de prevenção de doenças tanto nas suas famílias quanto na comunidade em que estão inseridos”, salienta Glécia.
As equipes de ESF oferecem assessoria para as escolas dando ideia de temas que podem ser abordados nos trabalhos e, inclusive, os profissionais tiram dúvidas dos alunos e auxiliam com material didático sobre os assuntos escolhidos. Esta assessoria acontece durante dois meses, conforme a necessidade de cada grupo na elaboração dos trabalhos.
Neste ano, a primeira Feira de Saúde e Ciências foi realizada na Escola Municipal Oldenburgo, localizada no Bairro Grassmann, no dia 3 de agosto. As próximas feiras serão realizadas na Escola Santo Antônio (Bairro Imocasa), no próximo sábado, 10, das 8 às 11h; na Escola Independência (localidade de Alto Rolante) será no dia 17 de agosto; Escola Hugo Zimmer (Bairro Rio Branco) no dia 28 de setembro e na Escola Santa Terezinha (localidade de Alto Rolantinho) no dia 5 de outubro.

1ª Feira de Saúde e Ciências da Escola Oldenburgo
Durante a 1ª Feira de Saúde e Ciências da EMEF Oldenburgo, realizada no dia 3 de agosto, foram apresentados trabalhos elaborados pelos alunos do 1º ao 9° ano e o posto de saúde disponibilizou testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, acuidade visual, que foi disponibilizada pelo Lions de Rolante, solicitação de mamografia, avaliação de saúde bucal, avaliação com nutricionista, informações sobre Tabagismo, assim como ficha para inscrição aos interessados em parar de fumar.
Os agentes de endemia estiveram presentes com exposição e orientação sobre mosquitos e a Dengue. Já os agentes comunitários de saúde abordaram temas relevantes como o bullying e apresentaram um teatro sobre o cuidado e prevenção do Piolho e esclareceram dúvidas sobre o Bolsa Família.
“É imprescindível um trabalho contínuo de conscientização para a mudança de hábitos prejudiciais à saúde. Desejamos alertar para a prevenção de doenças, ao invés de apenas tratá-las”, comenta a enfermeira Josimara Casagrande.
Na Feira realizada na Escola Oldenburgo estiveram envolvidos 255 alunos com idade entre 7 e 15 anos, 9 professoras, 33 profissionais da saúde e, ao todo, foram apresentados 27 trabalhos de diversos assuntos.
O evento contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Lenoir Schönardie, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, secretário da Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Diogo Henemann, coordenadora da ESF, enfermeira Glécia Linden, e os vereadores Antônio Duarte Gonsalves Neto (Marcola) e Ricardo Raimundo (Ricardinho).

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Ouvidoria Interna Prefeitura