Projeto “Piolho” EMEF Oldenburgo

No dia 03 de agosto de 2019, a escola terá a sua Feira de Ciências e Saúde e a Temática escolhida pelas turmas do 1º ao 5º Ano foi “Piolho”.
O projeto possui como base inicial no dia 10 de maio de 2019,no qual os agentes de saúde apresentaram um Teatro sobre: Os Cuidados Para Não Pegar e Transmitir o Piolho. O próximo passo foi fazer o sabão, sob coordenação das professoras: Sonia, Bernadete, Helenise, Carolina e Giovana e da coordenadora Neusa e orientação dos agentes de saúde: Inaide, Andressa, Leci, Patricia, Paulo, Carla e Cintia, os alunos participaram das diversas etapas: trouxeram os chás, auxiliaram na infusão dos chás no álcool, ralaram o sabão de coco, trouxeram babosa, acompanharam os agentes de saúde na confecção do sabão e o embalaram.
 No em que produziram o sabão para acabar com o piolho, neste processo foi solicitado que os alunos trouxessem os chás que compõem a receita: carqueja, arruda, losna e com orientação dos agentes de saúde colocaram os chás em infusão com álcool por cinco dias; então os alunos ralaram o sabão de coco e acompanharam os agentes de saúde na confecção do sabão.
Todos os alunos, familiares e professores estão envolvidos no projeto, pois o piolho é causador da pediculose e se a infestação de piolhos não for tratada pode ocorrer um mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos. As professoras continuam trabalhando o assunto “piolho” e a pediculose em sala de aula com os alunos.
O projeto conta ainda com o apoio das enfermeiras Josimara Casagrande e Valquiria dos Santos, e na escola é coordenado pela coordenadora Neusa Pretto de Moraes e orientado pelos agentes de saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Texto: Diretora Barbara Beatriz Petri Keiser
Fotos: Sara Maggioni/ Publicidade SMEE


























Ouvidoria Interna Prefeitura

 

 

 

 

 

Compartilhar