Grupo Hiperdia promove oficina culinária de sal temperado

A Unidade de Saúde Rio Branco realiza de forma mensal o Grupo Hiperdia, organizado pelas agentes comunitárias de saúde que trazem temas relevantes para a população do bairro. O grupo tem como objetivo auxiliar as pessoas com doenças crônicas na melhoria da qualidade de vida, através da informação sobre a adoção de hábitos de vida saudáveis.
O encontro realizado no dia 13 de junho contou com a participação  da nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento dos Santos, que abordou a importância do controle do consumo do sal no tratamento e prevenção das doenças crônicas, principalmente a hipertensão arterial. Além da preparação do sal temperado, a nutricionista levou exemplos de alimentos comumente consumidos com alta quantidade de sal: caldos de carne prontos, miojo, molhos  e comidas prontas.
O grupo é aberto à comunidade e para participar basta ir nos dias  que ele ocorre. Informações sobre as datas de realização procure a Unidade de Saúde Rio Branco ou converse com seu agente comunitário.
Receita de Sal Temperado:
Ingredientes: 500g de sal, 1 cebola grande, 1 cabeça de alho, 1 maço pequeno de cheiro verde, 1 pacote de orégano (100g), 3 folhas de louro, 5 folhas de manjericão fresco ou seco a gosto, 50 ml de água.
Modo de Preparo: Coloque o sal em um pote e reserve. Bata no liquidificador a cebola, o alho descascado, o cheiro verde, o orégano, as folhas de louro, o manjericão e a água. Se estiver difícil de bater, coloque mais um pouco de água, mas somente o suficiente para bater os ingredientes. Despeje a pasta de temperos do liquidificador no pote com o sal e misture a até que fique homogêneo. Guarde a mistura em vidros com tampa na geladeira por até 15 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: UBS Rio Branco


























Ouvidoria Interna Prefeitura

 

 

 

 

 

Compartilhar