Projeto Cooperativismo e Educação Ambiental : Intercâmbio Estudantil com alunos sócios membros das Cooperativas Escolares: CooperZimmer e UniSanto

Em 2017, um programa da ASA foi implementado com a cidade de Rolante/Brasil. Esse contato foi criado pelo Bfz Internationaler Bereich, Hof e Andreas Dohle, que trabalha como consultor no Brasil. Há muitos anos o Bfz tem vários projetos no Brasil, também nessa área de Educação Ambiental. O Bfz e o AZV trabalham há mais de 10 anos juntos (programa ASA, guias para grupos estrangeiros, aprendizado global, etc.). O Projeto de proposta ASA foi acompanhado em 2017 e 2018 pelo Bfz e várias instituições, tendo contato concreto com os líderes da cidade Rolante e Hof / Alemanha.
 Em 2017, o primeiro programa ASA começou entre  Rolante e o AZV  através do primeiro Intercâmbio, trazendo  boas experiências para ambas as cidades, sendo que houve  sequência em 2018. Outro projeto  foi submetido à ASA  para 2019,  sendo que a área de interesse é Educação Ambiental e Cooperativas Escolares.
Este intercâmbio  é resultado da visita técnica realizada por membros do Conselho do Del a Essen em 2015, da participação de Rolante no edital internacional da ASA-KOMMUNAL em 2016 e habilitação da Administração Municipal de Rolante para Acordo de Cooperação com o município de Hof, através de Consórcio de Resíduos AZV.
Tendo em vista a visita do grupo da AZV / Hof em fevereiro de 2018 na cidade de Rolante, momento em que  tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelas cooperativas escolares: CooperZimmer e UniSanto, através da pessoa do Senhor Hermann Knoblisch, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes recebeu o convite para participar de um Intercâmbio com alunos das cooperativas escolares,  visando que as organizações participantes compartilharão experiências e apoiarão umas às outras em seu trabalho, a fim de aumentar a conscientização ambiental da população e trabalhar de forma integrada os conceitos de cooperativismo, a partir da experiência de Rolante com o trabalho de cooperativas escolares vinculados à educação ambiental.
As Cooperativas Escolares: CooperZimmer e Unisanto froam criadas em 24 de outubro de 2016, através da parceria do Sicredi Nordeste e da Secretaria Municiapal de  Educação e Esportes de Rolante. Desde então ambas as  cooperativas  têm integrado os programas de intercâmbio com AZV/ASA, desenvolvendo atividades relacioadas à Educação Ambiental e Cooperativismo.  A partir destas relações, os objetivos  concretos  deste intercâmbio  estudantil de alunos sócios e membros das cooperativas escolares  CooperZimmer e UniSanto são:
- Aumentar a conscientização ambiental entre as populações;
- Ampliar as ações  de  educação ambiental nas escolas de Rolante;
- Proporcionar aos alunos, sócios das Cooperativas Escolares e que fazem parte da Diretoria ou Conselho Fiscal das mesmas no ano de 2018, através do Edital 01/2019,  foram criadas 06 vagas para participar   de um Intercâmbio de até 10 dias, considerando o período de viagem, no mês de julho de 2019 com a cidade de Hof / Alemanha com acompanhamento de 02 professores da rede municipal de ensino, os quais estão vinculados às Cooperativas Escolares;
Este intercâmbio estudantil tem como objetivo, ampliar as experiências e vivências nos temas que estão entre os pilares do planejamento estratégico do Município de Rolante através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, bem como das estratégias de Educação do Município, envolvendo o programa de Cooperativas Escolares, que tem como tema transversal a Educação Ambiental.  Tendo em vista que, no ano de 2030 o município de Rolante pretende ser referência em Educação empreendedora e Cooperativa, a organização de atividades como esta, constitui uma base sólida para alcançar este objetivo.
A Comissão Técnica de Avaliação e Seleção de bolsistas para Intercâmbio do Projeto Cooperativas Escolares de Rolante nomeada pelo Decreto Nº 4.321 de 08 de abril de 2019 pelo Prefeito Municipal  se reuniu ontem para processo de homologação e classificação das dezenove inscrições feitas pelos alunos membros das Cooperativas Escolares de Rolante: Cooperzimmer e Unisanto  conforme Edital 01/2019.  Seguindo os critérios avaliados de acordo com o ítem 5 do Edital, deu-se a  classificação de três vagas diretas  e três vagas de Suplentes para estudantes de ambas as Cooperativas: Cooperzimmer e Unisanto.
Confira no link abaixo: o Edital, a Ata de Comissão  e a  Classificação dos Estudantes.

Texto: Nubia Schenkel/SMEE

Foto: Evandro Lembi