Ascur prepara Cuca Galáctica para receber os cicloturistas durante a Kuchenfest

A colonização alemã deixou vários legados para o município de Rolante, seja na cultura, na arquitetura dos prédios antigos ou na gastronomia.  A comunidade se orgulha de ostentar o título de Capital Nacional da Cuca, que se renova a cada edição da Kuchenfest, através do trabalho desenvolvido pela Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (ASCUR), na produção do que o grupo denominou de “a verdadeira cuca original de Rolante”.
Original pelo fato de que todo o processo é feito artesanalmente, inclusive as gigantescas bacias de massa batida à mão, num trabalho organizado e ininterrupto realizado durante os três dias de festa que, tradicionalmente, acontece no segundo fim de semana de março. Neste ano, a Kuchenfest será nos dias 8, 9 e 10 de março, na Praça da Matriz e na Rua Coberta, com programação musical local e regional, tendo como principal atrativo, claro, as cucas com uma grande variedade de recheios doces e salgados, para agradar o paladar da comunidade e dos visitantes que, a cada ano, querem experimentar “a cuca nova”, o “lançamento”.
Lançar um sabor de cuca a cada edição não é tão simples, principalmente quando se chega ao número de 22 edições, mas ter um sabor de cuca diferente a cada ano já se tornou uma tradição na Kuchenfest. Para não fugir à regra, as cuqueiras, que sempre se preocupam em “ensinar gente jovem” para que a tradição não se perca com o tempo, são super conectadas com o que acontece na atualidade e, por este motivo, neste ano aproveitaram o gancho de que o município vai sediar o passeio ciclístico Desafio das Montanhas, no domingo, 10 de março, e criaram a Cuca Galáctica, especialmente para quem é adepto do cicloturismo e é fera neste esporte. O recheio segue a mesma “vibe” dos atletas com uma massa semi-integral, produtos saudáveis e que dão energia aos ciclistas: banana, aveia, açúcar mascavo, canela em pó e uva passa. Os ciclistas que experimentaram aprovaram. E, sinceramente, até quem não tem o hábito de andar de bike aprovou a galáctica. A cuca de Rolante é realmente especial porque além dos ingredientes de qualidade, as cucas são feitas com doses elevadas de dedicação e amor pelas tradições germânicas, pela Kuchenfest e pela alegria de bem receber a comunidade local e quem chega na cidade.
Neste ano a Ascur espera comercializar mais de seis mil cucas durante os três dias da Kuchenfest.

Receita da Cuca Galáctica
Massa para duas cucas:

750g de farinha de trigo
250g de farinha integral

2 xícaras de açúcar
2 ovos
3 colheres de gordura (manteiga ou banha)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de fermento
Água morna
Baunilha, noz-moscada e raspas de limão.

Recheio:
1kg de banana
200g de uva passa
100g de aveia em flocos
150g de açúcar mascavo
Canela em pó a gosto

Farofa:
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
Gordura
Canela , açúcar de baunilha, noz-moscada, raspas de limão e fermento em pó.
Uma hora no forno em temperatura média.

Obs.: As cucas da ASCUR são assadas em forno à lenha.