Rolante sedia treinamento do Programa DEL

O município de Rolante está sediando o segundo módulo de capacitação de consultores e agentes de articulação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). O treinamento, que está sendo realizado na sede da Acisa, teve início na última segunda-feira, 25, e será concluído na sexta-feira, 1º de março.
A capacitação é promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), com a participação de 24 pessoas de quatro estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Ao longo do treinamento serão apresentados diferentes cases de Rolante e os participantes já estão fazendo visitações a empreendimentos e empresas locais que trabalham de forma integrada aos projetos do DEL Rolante.
O treinamento teórico e vivencial tem como proposta integrar os municípios que aplicam o programa e promover o alinhamento das práticas metodológicas, aliadas a vivências e experiências técnicas.
No primeiro dia da capacitação os temas que nortearam os trabalhos foram: metodologia do DEL, campos de competência e matriz de desenvolvimento. Estes temas foram trabalhados pelos consultores Andreas Dohle e Osmar Vicentin.
Na parte da tarde, o secretário de Desenvolvimento Econômico Evandro Lembi, a agente de Articulação, Aline Nandi e a turismóloga Diuly Mähler apresentaram as ações do DEL Rolante a partir da análise de identificação deste tema, dentro dos campos de competências do município.
No segundo dia, pela manhã, o secretário Evandro Lembi e o médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal, Rafael Duarte, apresentaram as ações de Rolante frente ao desenvolvimento do campo de competência do setor de processamento de alimentos. O grupo realizou, ainda, uma visita técnica a uma empresa local.
 Na parte da tarde, planejamento e mapa estratégico foram os temas centrais e, para encerrar as atividades do dia, foi realizada visita guiada ao Roteiro Turístico Caminho das Pipas, na localidade de Boa Esperança.

Fotos: DEL Rolante