Rolante implanta sistema de videomonitoramento integrado entre todos os órgãos de segurança do município

A segurança, seja ela pública ou privada, é um fator fundamental em qualquer lugar. Em Rolante não é diferente e, pensando em atender esta demanda da comunidade, foi desenvolvido um projeto de videomonitoramento que já está em funcionamento desde os primeiros dias de janeiro deste ano e que será inaugurado no dia 28 de fevereiro, às 19h, no auditório da Escola Sagrada Família.
A ideia do projeto surgiu com a necessidade de monitorar os Rios Rolante e Areia de uma forma mais eficaz, em função das enchentes. A Defesa Civil de Rolante pensou num sistema simples, já no ano de 2012. Mas não colocou em prática, na época, por falta de recursos financeiros.
Com a criação do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), em 2015, foram criadas, também, várias Câmaras Técnicas (CT) e uma delas é a Câmara Técnica de Segurança, coordenada pelo secretário de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Diogo Henemann.
A CT de Segurança queria desenvolver um projeto de videomonitoramento para o município e como a Defesa Civil já estava com o projeto de Monitoramento de Desastres Naturais em fase de conclusão e com a possibilidade de expandi-lo para monitoramento de segurança pública, foi feita uma parceria entre as entidades, resultando no projeto que está em funcionamento atualmente.
O projeto implantado em Rolante é pioneiro, tendo em vista que interliga todos os órgãos que trabalham na gestão da segurança pública no município: Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros Voluntários.
Foram adquiridas 16 câmeras, banco de dados, licenças de operação, software de monitoramento e equipamentos de informática com um investimento de R$ 150 mil feito pela Administração Municipal, três câmeras foram viabilizadas através da iniciativa privada, que já integram a etapa de expansão, uma câmera adquirida pela Prefeitura de Riozinho e R$ 18.658,00 foram destinados pelo Conselho Comunitário Pró Segurança Pública de Rolante (Consepro), para aquisição de três computadores e três aparelhos de TV de 42 polegadas.
“O projeto de videomonitoramento dá mais agilidade no reconhecimento das situações de desastre, melhorando nossos alertas e tempo de resposta aos eventos”, comenta o coordenador da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Leandro Luiz Gottschalk”.
Para a Brigada Militar o sistema permite o controle de acesso dos veículos à cidade, bem como o monitoramento de eventos antissociais e a Polícia Civil tem à disposição as imagens para serem utilizadas nas investigações de possíveis crimes e delitos, com acesso 24 horas ao banco de dados.
“Neste primeiro momento conseguimos interligar os órgãos de segurança do município e queremos, futuramente, integrar um projeto de cercamento eletrônico no Vale do Paranhana. Investir em segurança é fazer um investimento na qualidade de vida da comunidade”, salienta o prefeito Régis Zimmer.
Os Bombeiros Voluntários de Rolante forneceram, através de seus voluntários, a mão de obra e estrutura física da sala de videomonitoramento instalada na sede da entidade e executaram o trabalho de instalação das salas localizadas na Brigada Militar e na Delegacia de Polícia Civil. É importante salientar, também, que o projeto conta com a parceria da Star Telecom para a transmissão de dados do sistema.
As empresas privadas que tiverem interesse em se tornar parceiras do projeto devem entrar em contato com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Gottshalk, pelo telefone 3547-3108.

Confira os locais onde as câmeras foram instaladas:
Alto Rolantinho (1)
Rolantinho (2)
Rótula Cuqueira (2)
Ponte da San’Déa (1)
Xisquina (1)
Prédio Tadiotto (1)
Salão Paroquial Cristo Rei (1)
Ponte do Bairro Grassmann (1)
Ponte do Mata Olho – Areia (1)
Avenida Bento Gonçalves (1)
Alto Rolante (2)
Esquina da Avenida Coronel João Linck com a Avenida Tenente Pedro Vön Mühlen (1)
Mascarada (1) – recursos da Prefeitura de Riozinho
Entrada do Bairro Imocasa (1) – recursos da empresa Riba Distribuidora de Alimentos
Boa Esperança (1) – recursos da empresa Star Telecom
Alto Rolantinho (1) – recursos da Associação dos Moradores da localidade.

Ouvidoria Interna Prefeitura