Projeto de Prevenção e Redução de Violência deve ser implantado na Escola Hugo Zimmer em 2019

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer, localizada no maior bairro de Rolante, foi sede de uma reunião realizada na noite da última terça-feira, 23, onde se reuniram integrantes da Câmara Técnica de Segurança do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), Conselho Pró Segurança de Rolante (CONSEPRO), Brigada Militar, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, professores e diretores da escola para estruturação do Projeto de Prevenção e Redução da Violência.
O projeto, que deve ser implantado na Escola Hugo Zimmer no início do ano letivo de 2019, contará com ciclos de palestras, atividades culturais, visitações, estruturação de redes de apoio e ações que integrem a comunidade e a unidade escolar, com foco na busca pela participação dos pais.
Durante a reunião foram abordados os casos de violência percebidos e vividos na escola. Foi feito um diagnóstico dos fatores geradores de violência e o grupo contribuiu com sugestões de ações que possam ser realizadas de forma conjunta entre os parceiros do projeto e a Escola Hugo Zimmer. O cronograma de ações e a priorização das atividades serão definidos na próxima reunião que será realizada no dia 20 de novembro.
"Esse projeto vai ser um passo importante para entendermos as dificuldades que nossos profissionais estão tendo  com relação a toda essa violência posta em nossa sociedade e comunidades escolares. Podemos mapear quais fatores estão acarretando um processo  de violência dentro das escolas e de que maneira nós, enquanto poder público e sociedade civil organizada, podemos auxiliar  na melhoria das condições de trabalho de nossos profissionais", comenta o coordenador da Câmara Técnica de Segurança, vereador Diogo Henemann
O projeto terá apoio da CT de Segurança, CONSEPRO, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Brigada Militar de Rolante, Polícia Civil de Rolante, Grupo de Advogados, Promotoria Pública e Juizado Especial de Taquara. sendo que novos parceiros devem ser convidados para apoiar as ações.
A reunião, coordenada pela agente de articulação do DEL, Aline Nandi, contou com a presença, também, do presidente do CONSEPRO, Maikon Rosa, secretária Municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, comandante da Brigada Militar em Rolante, 1º Tenente José Edon Soares Oteiro, diretor da Escola Hugo Zimmer, Leandro Schneider, professores e demais integrantes da CT de Segurança.

Fotos: CT de Segurança