Secretaria de Agricultura de Rolante promove curso de Boas Práticas de Fabricação

A Secretaria Municipal de Agricultura de Rolante, através do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M/Rolante), realizou um Curso de Boas Práticas de Fabricação – “Sensibilização e qualidade higiênico sanitária na fabricação de alimentos", na última sexta-feira, 18, na sede do Grêmio Esportivo Internacional, com o intuito de capacitar os empresários, responsáveis pelo setor de qualidade das empresas e os manipuladores de alimentos de origem animal.
O curso foi idealizado pela Secretaria visto os grandes avanços nos últimos anos na área do setor de produção de alimentos de origem animal no município.
“Esta qualificação deverá ser repetida no segundo semestre de 2018, com o  objetivo de aprimorar conhecimentos a todos empresários e colaboradores do S.I.M/SUSAF. Igualmente deverá ser elaborado o Projeto de Selo de Qualidade dos Produtos de Origem Animal produzidos em Rolante. Para tanto, ficou com a médica veterinária Ana Rita Carboni Ritter e os veterinários do Serviço de Inspeção Municipal, Rafael Duarte e Gabriela Javornik, a respectiva elaboração, que após concluído deverá ser apresentado aos empresários do ramo alimentício e aprimorado, se necessário, para ser colocado em prática. O setor de produção alimentício de um modo geral em nosso município está em franco desenvolvimento, isto é muito bom,” salienta o secretário Municipal de Agricultura, Jair Fleck.
O evento contou com um público total de 45 pessoas e os conteúdos abordados foram: Noções de Higiene e Microbiologia; Perigos Químicos, Físicos e Microbiológicos; Doenças Transmitidas por Alimentos; Higiene Pessoal; Higiene no Processo; Limpeza de Instalações, Equipamentos e Utensílios; Controle de Temperaturas; Importância dos Auto Controles, Monitoramento e Registros e Responsabilidade dos Empresários e Manipuladores na Produção de Alimentos.
A palestra foi ministrada pela médica veterinária Ana Rita Carboni Ritter, especialista em Boas Práticas de Fabricação e Mestre em Tecnologia Agroindustrial de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas.
“Minha percepção foi extremamente positiva em relação ao conteúdo ministrado do curso e a receptividade de todos os participantes. Tem me chamado a atenção a questão do interesse dos empresários e o empenho e ajuda da Secretaria da Agricultura através do Secretário Jair e dos médicos veterinários Rafael e Gabriela, visto que, sem o empenho da Prefeitura não haveriam estes cursos e o crescimento e melhoramento que houve nestes três últimos anos. Quando temos os dois lados do processo envolvidos, o segmento se fortalece. Fiquei muito grata por, mais uma vez, ter a certeza de que mais esta etapa foi cumprida com todas estas pessoas, tenho um respeito muito grande por elas, pois levam o assunto a sério. A evolução e o sucesso de todos eles já é visto a passos largos com os seus produtos de alta qualidade, matéria prima e ingredientes de primeira qualidade. Vejo um crescimento cada vez maior nesta área para este município, pois os que já conquistaram e os que ainda estão buscando o crescimento para a expansão das vendas para os municípios vizinhos através do SUSAF e do SISBI, para outros estados, será somente uma questão de tempo. Basta cada um buscar com o conhecimento, garra, entusiasmo e otimismo o que desejam e vão conseguir. Minha maior realização é o sucesso de todos eles”, fala Ana Rita.

 

Foto: S.I.M./Secretaria Municipal de Agricultura


























 

---

 

 

 

 

Compartilhar